terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ENTRE TÚMULOS



Aprendi com uma tia
a andar por cemitérios,
a buscar nas tantas campas
as histórias escondidas.

De que morrera a criança
cuja foto desbotada
talvez fosse a imagem única
da vida cedo ceifada?

Sempre chamou-me a atenção
as pessoas jovens, belas,
cujos retratos nos túmulos
as mostrava como em festa.

Curiosas velhas datas,
que a exercitar levavam-me
uma simples matemática
para descobrir idades.

As primeiras emoções
que os mausoléus causaram-me
foram com casais em fotos,
pouco tempo separados.

Toda uma vida juntos,
quando a morte um levara,
o outro vivera em saudade,
logo indo a seu encontro.

Eu cresci e continuei
a passear em cemitérios,
descobrindo belas artes
e o sepulcro de famosos.

Pelas capitais do mundo,
quantos campos visitei,
onde a história dos sepultos
ali continuam vivas!

Mas há cruzes espalhadas
em diversos campos santos,
que comove quem as vê,
sendo chagas deste mundo.

Com pesar e indignação
visitei, quando em Lisboa,
o Cemitério Inglês,
bela cidade dos mortos.

Comoveram-me as lápides
de inúmeros soldados
mortos na Primeira Guerra,
sepultados n’outra pátria.

Eram jovens, muito jovens,
e a guerra amputou-lhes
a juventude e a vida
e o descanso em terra inglesa.

Quantos sonhos enterrados!
Quantos talentos ceifados!
Quantos filhos sepultados
longe  e antes de seus pais!

Se há desumanidade,
esta tem o nome “Guerra”,
pois mata o que há de humano
em cada filho de Adão.

São alguns que a guerra fazem,
mas são outros os que a lutam.
Alguns poucos dão as ordens
E são outros que a executam.

Se os que armam as guerras
circulassem entre túmulos
e buscasse as histórias
e os sonhos sepultados,

se ouvissem tantos pais
e esposas e os filhos
co’os corações mutilados,
quiçá a guerra cessariam.

Entre túmulos caminho,
tendo em mim tais pensamentos.
Paro em frente a uma flor
que abriu-se em meio à morte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário